Autora: Gayle Forman
Número de Páginas: 224
Nota (0 a 5): 5
Agora, a resenha!
Comprei este livro após ver o filme e adorar! Meu raciocínio era claro: Se o filme é muito bom, o livro vai ser melhor ainda. E eu não estava errada. O livro foi mil vezes melhor.
“Se eu ficar” nos traz um assunto bastante delicado: a morte; Entretanto, nos faz refletir sobre inúmeras questões… Em como a linha da vida é frágil. Em um momento estamos aqui, outro, podemos simplesmente desaparecer, deixando para trás apenas lembranças e marcas do que um dia nós fomos.
Era um dia como outro qualquer, um passeio de carro com a família… Em um instante Mia está lá, ouvindo música em seu fone de ouvido, e no outro, tudo o que ela pode fazer é assistir os esforços dos médicos para salvarem a vida de quem ama. Mas não é somente dos pais e do irmão, a vida dela também está em jogo.
Mia, uma menina de dezessete anos, terminando o ensino médio, pronta para entrar em uma faculdade de música, afinal, ela tocava violoncelo maravilhosamente bem, namorada de Adam, vocalista de uma banda de punk-rock, amiga de Kim, uma garota que todo mundo sonha em ter como melhor amiga e com uma família também incrível. E de repente tudo muda, deixando apenas duas alternativas…
Mia agora terá que refletir e compreender tudo o que se passou em sua vida, antes e depois do acidente. Ela precisa fazer uma escolha, a escolha mais difícil de todas: Continuar viva ou Seguir em frente.
O livro é fantástico e emocionante. Faz-nos pensar no que deixamos para trás, quem estamos ou não valorizando, em como estamos vivendo cada minuto de nossas vidas. Cada virar de páginas é comovente, e nos capítulos do acidente, consegui visualizar a cena em câmera lenta, chegou a ser agoniante, mas incrivelmente bom ao som da música clássica.
Outro ponto positivo é as referências musicais. Mia, por tocar violoncelo, músicas clássicas. Adam, músicas mais agitadas.
Por fim, recomendo a todos que queiram ler algo emocionante e reflexivo. O livro vai trazer uma experiência extrassensorial, afinal, Mia mesmo em coma consegue ouvir e ver todos, fora do seu próprio corpo. Pode ser incomodo para alguns, mas funcionou perfeitamente bem para mim. A narrativa de “Se eu Ficar” é fluida, trazendo assuntos sobre união, família, amizade e principalmente, amor incondicional.

Nenhum comentário:
Postar um comentário